sábado, 5 de julho de 2008

A respeito da cantoria



Aqui estou eu na criação de um blog, nele irei me limitar a divulgar e a explanar sobre o que, na minha opinião, é a mais criativa, genial e original forma de expressão cultural nordestina: a cantoria de viola. Sei que é pouco convencional, nos dias atuais, um jovem de 21 anos como eu, se interessar por um assunto como esse, mas acredite, troco qualquer show de chiclete com banana, por uma agradável noite ouvindo uma arrojada cantoria de "pé de parede", e para isso tenho bons motivos.

A cantoria de repente é uma expressão cultural, única e exclusiva, da região do Nordeste brasileiro, que tem suas raízes no ambiente rural, nela, dois cantadores sempre acompanhados de suas violas, improvisam versos seguindo uma técnica rígida de rimas, métrica (estrutura dos versos) e oração (conteúdo), com a genialidade do improviso. Os primeiros escritores a abordarem o assunto, declaram que foi a partir do século 19 que surgiram os primeiros cantadores repentistas, como o grande poeta Fabião das Queimadas.

Mesmo suas origens sendo de tão longa data, a cantoria resiste heroicamente aos dias de hoje, com cantadores informados e em sintonia com os mais variados assuntos seja ele, política, ciência ou meio ambiente, mas também nunca perdendo o lirismo de temas como o amor e a natureza.

Existem atualmente mais de 200 estilos para o cantador se expressar em uma cantoria, sextilha, mote em setesílabas, mote em decasílabas, galope a beira-mar, septilhas e martelo são só alguns dos mais conhecidos. Aqui no blog minha proposta é homenagear os muitos repentistas, desde os mais antigos aos mais novos, em cada atualização colocarei o nome de um repentista, alguns dados pessoais, suas características e versos que foram improvisados nos mais diversos estilos e assuntos pelos próprios. Dessa forma vocês poderão apreciar e sentir esses verdadeiros gênios e suas obras instântaneas, onde em um curto espaço de tempo e em poucas linhas conseguem elaborar monumentais estrofes tudo com o fator do improviso, feito na hora.

O que é de bom gosto é imortal, a cantoria nunca vai acabar, ela deve se adaptar aos diversos momentos, e nunca deixará o machado da modernidade cortar suas raízes.

Admiro a exuberância
De um poeta em cantoria
Com a tempestade de versos
Que num instante ele cria
E as nuvens do seu juízo
Soltam raios de improviso
Riscando o céu da poesia

by eu

2 comentários:

Sheila Oliveira disse...

Eita amor to orgulhosa viu??
tá lindo seu blog amor
tem o dom e fica escondendo né?

=*
te amo

//Anizio disse...

Quem não sabe de poesia
A ela não dar valor
Não é um conhecedor
Dos repentes em cantoria
E nem conhece a magia
Do poeta e violeiro
Que improvisa ligeiro
Sem tempo para pensar
Com rimas faz derramar
Poesias o ano inteiro.

*********************
//Anizio